Skip to main content

Search

Search

Como Dar Banho ao Bebé

How to Bathe Your Baby

No meio de espuma, salpicos, sussurros e risadas – a hora do banho é o momento perfeito do dia para estimular os sentidos do bebé e para cultivar laços. Siga o nosso guia simples passo a passo para aprender o básico ou algumas dicas novas.

A hora do banho significa Johnson's® mais em cada momento

Aproximadamente 8 mil milhões de banhos são dados anualmente em todo o mundo usando os produtos JOHNSON’S®. A hora do banho é uma das nossas rotinas favoritas, já que não só relaxa o bebé, como também proporciona a ambos um momento para criar laços e brincar depois de um dia agitado, ao mesmo tempo que estimula os sentidos do olfato e do tato do seu pequenote.

Estudos demonstraram que o toque frequente pode levar a um melhor desenvolvimento a nível fisiológico, cognitivo emocional e social, e os aromas agradáveis e familiares melhoram o humor, a tranquilidade e o estado de alerta do bebé.

Tal como a massagem do bebé, um banho morno pode ser uma excelente forma de ajudar a preparar o bebé para dormir.

Utilizar apenas água não é suficiente para o banho do bebé

Limpar só com água remove apenas cerca de 65% da oleosidade e da sujidade. Não remove impurezas solúveis em gordura, deixadas nas zonas cobertas por fraldas e roupas, que se permanecerem na pele podem destruir a delicada barreira cutânea*. Além disso, utilizar apenas água pode até desidratar a pele do bebé. Está comprovado que o uso continuado de água apenas, especialmente quando esta é dura ou clorada, causa perda de água das células epiteliais, deixando a pele do bebé irritada ou vermelha.

É recomendada a utilização de um gel de banho suave e específico para bebés, como o JOHNSON’S® cuidado completo banho corpo e cabelo para ajudar a limpar com eficácia.

Dar banho ao seu recém-nascido

A maioria das parteiras e dos profissionais de saúde recomenda dar banho ao recém-nascido 2 ou 3 vezes por semana, aumentando a frequência à medida que o bebé cresce. Comece por banhos de esponja até que o cordão umbilical do bebé seque e caia, e a ferida cicatrize.

Aprenda a dar um banho de esponja ao bebé

Como dar banho ao bebé

A pia da cozinha pode ser um ótimo sítio para dar banho ao bebé (com a torneira afastada para o lado e colocando no fundo da pia toalhas macias ou uma proteção de esponja), mas também pode usar uma pequena banheira de plástico, específica para o banho do bebé, colocada na banheira normal para segurar mais facilmente no seu bebé

NOTA: Certifique-se de que o dispositivo de aquecimento de água da sua casa não aquece a temperaturas superiores a 49 graus celsius para evitar queimaduras acidentais.

  1. 1.

    Comece com apenas alguns centímetros de água morna. A água do banho deve estar entre os 37 graus celsius. Depois de encher a pia ou a banheira, agite um pouco a água com as mãos em movimentos circulares para se certificar de que não há zonas demasiado quentes.

  2. 2.

    Antes de colocar o bebé na água do banho, teste a temperatura da água na parte interior do seu pulso para se certificar de que não está muito quente.

  3. 3.

    Utilizando um braço para apoiar suavemente as costas, cabeça e pescoço do bebé, coloque-o com cuidado na banheira. Continue a apoiá-lo usando um braço enquanto lava com o outro.

  4. 4.

    Limpe suavemente à volta dos olhos do bebé com uma compressa de algodão humedecida em água limpa e morna. Use uma compressa de algodão nova para cada olho e limpe sempre do canto interior do olho para o canto exterior. Em seguida, com um pano macio, limpe ao redor da boca, do nariz e do rosto todo do bebé, do centro para fora. Limpe as pregas do pescoço e não se esqueça de limpar atrás das orelhas!

  5. 5.

    No caso de bebés mais pequenos, humedeça um pano macio com água morna e use um gel de banho suave específico para bebés, como o JOHNSON'S® cuidado completo banho corpo e cabelo. Se o bebé tiver mais cabelo, poderá experimentar um champô suave, como o JOHNSON'S® baby champô suave. Não tenha medo de lavar cuidadosamente as zonas moles (chamadas de fontanelas ou moleiras) da cabeça do bebé.

  6. 6.

    Lave em último lugar a zona da fralda. Se for uma menina, limpe a zona genital lavando da frente para trás. Se for um menino, lave cuidadosamente o pénis e a zona genital, também da frente para trás, e seque muito bem. Em meninos que não tenham sido circuncidados, evite puxar o prepúcio para trás.

  7. 7.

    Deixe o bebé aproveitar alguns momentos no banho para desfrutar da água morna. Com a ajuda de um pequeno recipiente, verta água sobre o corpo do bebé de forma a mantê-lo quente. Tenha cuidado com a água que sai diretamente da torneira porque a temperatura da água pode alterar-se repentinamente.

  8. 8.

    Coloque as duas mãos à volta do peito do bebé, por baixo dos braços, apoie a cabeça dele e levante-o da banheira, envolvendo-o rapidamente numa toalha.

  9. 9.

    Seque bem todas as pregas do bebé, já que a humidade em excesso pode provocar irritação da pele. Seque com toques delicados com a toalha para evitar agredir a pele.

  10. 10.

    Antes de vestir o bebé, aplique um hidratante suave para bebés, tal como a hipoalergénica JOHNSON'S® baby loção clinicamente comprovada como sendo suave e delicada.

Dicas para o banho do bebé

  • Limpe apenas o que consegue ver; não coloque nada em profundidade dentro do canal auditivo ou do nariz do bebé.
  • Cada bebé é diferente, mas alguns não gostam de tomar banho logo após a alimentação. Muitas mães consideram que é melhor dar banho ao bebé antes das refeições.
  • E lembre-se, NUNCA deixe um bebé sozinho no banho. Nem mesmo durante um segundo.

O banho é uma forma perfeita de separar a «hora de brincar» da «hora de dormir», ao mesmo tempo que lhe dá oportunidade de criar laços com o bebé. Até mesmo os dias mais difíceis podem tornar-se um pouco mais agradáveis quando, ao final da noite, embrulha o seu bebé limpo, confortável e aconchegado no seu cobertor – o momento ideal para uma canção de embalar.

Encaramos como nossa responsabilidade saber tanto quanto possível sobre os olhos preciosos do seu bebé

Lançado em 1953, o JOHNSON'S® baby champô suave foi o primeiro produto especialmente formulado para ser tão suave para os olhos de um bebé como a água pura. O nosso exclusivo JOHNSON'S® baby champô e outros produtos com fórmulas NÃO CAUSA LÁGRIMAS® foram desenvolvidos exclusivamente para as necessidades específicas dos bebés.

A ciência que apoia a fórmula NÃO CAUSA LÁGRIMAS®

*A barreira cutânea constitui a camada superior da pele que atua como uma barreira vital para os agentes irritantes externos, bactérias e agentes alergénicos, protegendo o organismo das doenças. A barreira cutânea dos bebés é diferente da do adulto e está ainda em desenvolvimento, pelo que precisa de cuidados especiais.

Inicio