Skip to main content

Os hábitos saudáveis de cuidados da pele começam cedo. Tomar agora medidas para proteger a pele delicada do bebé dos raios prejudiciais do sol pode fazê-lo desfrutar de uma pele saudável para toda a vida.

Proteção solar do recém-nascido

Os bebés com menos de 6 meses não devem passar tempo nenhum sob o sol direto. Uma vez que a fotoproteção do próprio bebé está ainda subdesenvolvida, podem surgir queimaduras solares mesmo aplicando as melhores práticas de proteção solar, podendo demorar apenas 10 a 15 minutos para a pele do bebé queimar!

A maioria dos pediatras recomenda que não se usem protetores solares em bebés com menos de 6 meses de idade, o que significa que irá precisar de outros métodos de proteção. Quando levar o bebé para espaços exteriores:

  • Permaneça em espaços interiores entre as 11:00 e as 16:00, a altura mais quente do dia.
  • É obrigatório um chapéu com aba.
  • Roupas soltas podem ajudar a proteger o resto da pele do bebé.
  • Permaneça à sombra ou crie uma sombra com um toldo ou uma manta leve.

Mesmo em dias nublados ou durante as viagens de carro, use sempre um protetor solar desenvolvido especialmente para bebés. Se o bebé tiver menos de 6 meses de idade, fale com o seu pediatra sobre o uso de protetores solares.

Bebés mais crescidos

Até os bebés mais crescidos (e crianças) devem evitar a exposição ao sol direto durante períodos prolongados. Devem sempre usar óculos de sol e roupas protetoras. Consulte o seu pediatra sobre o uso de um protetor solar de amplo espectro (com proteção UVA e UVB e um SPF de pelo menos 30) formulado especificamente para bebés.

Aplicar protetor solar é uma experiência multissensorial que significa muito mais para o seu pequenote, uma vez que os seus sentidos do olfato e do tato são ambos estimulados. Os cheiros agradáveis juntamente com o seu toque carinhoso podem ajudar a moldar o cérebro em desenvolvimento do bebé e a criar memórias felizes e duradouras que a criança irá recordar para toda a vida.

Quando o seu filho crescer e se desenvolver e já não for um bebé, continue a certificar-se de que a sua pele é bem protegida do sol. Ao estabelecer hábitos saudáveis, consegue proporcionar cuidados educativos ao bebé para agora e para muitos anos.

Inicio