Skip to main content

A pele do bebé ainda está em desenvolvimento, pelo que precisa de cuidados especiais. À medida que a pele se adapta ao mundo exterior, muitos recém-nascidos apresentam estes problemas de pele comuns.

Quando cuida da pele do seu recém-nascido, está a fazer muito mais do que apenas mantê-la saudável. Estudos demonstram que o toque frequente durante os momentos do dia-a-dia, enquanto aplica loção ou dá banho ao bebé, é crítico para o seu crescimento e desenvolvimento, comunicação e aprendizagem. Os aromas agradáveis e familiares dos produtos de cuidado da pele da JOHNSON’S® baby podem melhorar o humor e o estado de alerta do bebé. O tato e o olfato combinados ajudam a criar memórias duradouras ao mesmo tempo que estimulam a criação de laços e o desenvolvimento feliz e saudável do bebé.

O desenvolvimento da pele do bebé

A pele do seu recém-nascido tem de se adaptar à transição do ambiente aquoso do seu ventre para um ambiente mais seco após o nascimento. A transição não é imediata e a pele do bebé continuará a desenvolver-se durante muito tempo após o nascimento, o que torna a pele dele mais delicada do que a sua. Embora a pele do bebé possa absorver água a um ritmo mais acelerado do que a pele do adulto, pode também perdê-la mais rapidamente –tornando a pele do bebé mais suscetível à desidratação. Além disso, o sistema imunitário do bebé ainda está em desenvolvimento, pelo que existe também um risco mais elevado de infeções.

Acne neonatal

A acne neonatal afeta cerca de 20 por cento dos bebés. Geralmente desaparece sozinha durante os primeiros meses. Poderá ter a aparência de espinhas, pontos brancos ou erupções ligeiras. Geralmente aparecem na face, especialmente no nariz e no queixo, espinhas ou pontos pequenos e brancos designados por «milia». Não provocam comichão nem incomodam o bebé. O seu aparecimento resulta da presença de glândulas sudoríparas imaturas e, possivelmente, das hormonas da gravidez transmitidas pela mãe, e irão desaparecer sem tratamento.

Embora a maioria dos casos de acne neonatal seja autolimitante e desapareça sozinha, se a situação do seu bebé for grave ou se estiver preocupada fale com o pediatra do seu bebé.

Descamação da pele

Durante os primeiros dias, poderá aperceber-se de que a pele do seu recém-nascido descama ligeiramente, especialmente nas palmas das mãos, nas solas dos pés e nos tornozelos. Isto é perfeitamente normal, especialmente se o seu bebé nasceu após a data prevista para o parto. A descamação irá desaparecer após alguns dias. Pode perguntar ao pediatra se a utilização de uma pomada ou de um hidratante para bebé poderá ser útil.

Eczema e pele seca

Muitos bebés têm eczema ou pele seca. Aprenda a reconhecer estes problemas.

Crosta láctea

Alguns bebés desenvolvem crosta láctea ou dermatite seborreica – uma condição que se assemelha a placas em crosta ou escamosas no couro cabeludo ou nas sobrancelhas. Trata-se de uma condição muito comum que poderá aparecer nas primeiras semanas e que normalmente dura várias semanas ou meses. Felizmente, normalmente desaparece completamente entre os 8 e os 12 meses de idade.

Assaduras da fralda

Muitos bebés desenvolvem assaduras da fralda em algum momento. Para obter informações sobre cuidados e proteção nas assaduras da fralda, consulte o nosso guia de assaduras da fralda.

Embora muitas destas condições desapareçam sozinhas, se tiver alguma preocupação ou questão é melhor consultar o seu pediatra.

SUAVIDADE CLINICAMENTE COMPROVADA<sup>TM</sup>

SUAVIDADE CLINICAMENTE COMPROVADA
 

Saiba mais sobre a experiência, os cuidados e os testes rigorosos que garantem que os produtos JOHNSON’S® baby são seguros e suaves para a pele delicada do bebé..

Inicio