Skip to main content

Agora já sabe como o poder do toque e da massagem pode fortalecer os vossos laços e contribuir para o desenvolvimento saudável do seu pequenote, mas ainda pergunta: Como começo?

Veja aqui algumas dicas e técnicas da massagem do bebé para ajudá-la a preparar-se para massajá-lo com segurança e suavidade, certificando-se de que faz tudo para que o momento tenha um significado maior.

NOTA: Não massaje o bebé se ele estiver doente ou se levou uma vacina recentemente, uma vez que a área da injeção pode estar ainda dorida.

Tip 1Escolha um momento em que o bebé esteja relaxado, sem fome e bem-humorado.
Tip 2Certifique-se de que a divisão da casa está quente e que a iluminação não está demasiado forte. Considere pôr uma música ambiente suave.
Tip 3Prepare tudo o que precisa: óleo, toalha, fraldas limpas e roupas.
Tip 4Lave as mãos e remova as joias.
Tip 5Use um sítio seguro e confortável para fazer a massagem e posicione o bebé de modo a conseguir ver bem a cara dele.
Tip 6Antes de começar, reserve uns momentos para relaxar, respirando fundo algumas vezes – isto pode ajudar o bebé a relaxar também.
Tip 7Os bebés são diferentes e estão em constante mudança. Por exemplo, os bebés mais pequenos poderão sentir-se mais seguros se estiverem com mais roupa vestida e se se sentirem perto do corpo dos pais.

Use um óleo para massajar o bebé

Ao massajar o bebé, use uma pequena quantidade de um óleo adequadamente formulado, como o JOHNSON’S® baby óleo normal a quantidade suficiente para que as suas mãos deslizem confortavelmente sobre a pele do bebé.

Massajar o bebé com óleo reduz o atrito, ajudando a tornar os seu movimentos mais suaves e mais rítmicos. Num estudo comparativo entre bebés com 1 mês de idade que foram massajados com ou sem óleo, verificou-se que os bebés massajados com óleo demonstraram menor agitação, fizeram menos caretas e ficaram menos ansiosos (gemidos e punhos fechados).

No entanto, tenha cuidado na escolha do óleo para utilizar na pele do bebé. Os óleos naturais que não sejam especificamente formulados para a pele do bebé, como os azeites para culinária que se compram nos supermercados, poderão danificar a barreira cutânea e potencialmente desidratar a pele do bebé. Óleos minerais puros de qualidade farmacêutica, como os utilizados em todos os óleos JOHNSON’S® baby contribuem para a função protetora da barreira cutânea e ajudam a prevenir a perda de água, aliviando os sintomas da pele seca sem obstruir os poros.

É melhor não aplicar óleo na pele vermelha ou irritada. Interrompa o uso se notar alguma irritação. Antes de usar qualquer produto, leia sempre o respetivo rótulo.

ATENÇÃO: Mantenha todos os produtos fora do alcance das crianças. Mantenha todos os óleos para bebés fora do alcance das crianças para evitar a sua ingestão ou inalação acidental, o que pode provocar lesões graves. Se ocorrerem problemas respiratórios, contacte um médico imediatamente.

O poder do olfato e da massagem

A massagem não se reduz a um momento em que ajuda o bebé a beneficiar do toque é também a oportunidade perfeita para estimular o sentido do olfato do bebé

O olfato do bebé surge às 28 semanas de gravidez, muito antes de nascer! De todos os sentidos, o olfato é o que mais está associado à memória e, deste modo, despoleta mais memórias vibrantes a nível emocional do que qualquer outro sentido. Também-se demonstrou que as fragâncias agradáveis e familiares melhoram o humor e o estado de alerta do bebé.

A utilização continuada do mesmo óleo para bebés com fragância durante a massagem, como o JOHNSON’S® baby óleo poderá não só evocar na criança, mais tarde na vida, as emoções agradáveis dos momentos que passou consigo, como também poderá ajudar o bebé a reconhecer, assim que utilizar uma pequena porção do óleo, que a hora da massagem começou e que agora pode relaxar e conectar-se plenamente a si.

A ciência do bebé!

O contacto pele com pele, também conhecido como «Método Canguru», é uma prática poderosa que tem benefícios específicos nos bebés prematuros e de baixo peso.

Estudos demonstraram que, para estas crianças, o contacto pele com pele pode promover relacionamentos carinhosos com a mãe e o pai, melhorar as habilidades de pensamento, aumentar a probabilidade do aleitamento materno e reduzir o número de dias passados no hospital.

Através da massagem, pode ficar a conhecer melhor a forma como o bebé comunica. Aprenderá a perceber os seus gostos, desgostos, desejos e emoções. Aprenderá qual o melhor momento para aconchegar, brincar e relaxar. Também, o vosso relacionamento irá crescer à medida que ambos descobrirem o que é melhor para os dois.

Criação de laços através da massagem

Mostre-lhe o quanto gosta de utilizar a primeira linguagem do bebé – o tato

Inicio