O que são os sulfatos?
O sulfato, ou Lauril sulfato de sódio é um detergente responsável pela produção de espuma no nosso champô ou gel de banho.
A utilização deste ingrediente é muito controversa porque destrói os lípidos naturais que a nossa pele produz para se defender de forma natural e, portanto, irrita a pele. Além disso, muitos problemas de irritação da pele podem ser causados pela utilização contínua de produtos contendo sulfatos em concentrações superiores a 2%.
O que são os ftalatos?
Os ftalatos são um grupo de substâncias químicas que são utilizadas como plastificantes, solventes ou fixadores em muitos produtos de higiene corporal, tais como sabonetes, champôs, laca de cabelo ou verniz de unhas. Os ftalatos também podem ser encontrados em embalagens de alimentos, brinquedos ou equipamento médico.
Os bebés, como todos os consumidores, são diariamente expostos a ftalatos de várias fontes, incluindo o ar, alimentos, plásticos, água e cosméticos.
Há muita controvérsia sobre a relação dos ftalatos com a saúde humana, uma vez que muitos estudos associam doses elevadas de ftalatos a riscos reprodutivos em animais de laboratório, embora a exposição em humanos seja mínima ou insignificante na maioria dos casos.
O que são os parabenos?
Os parabenos são normalmente utilizados como conservantes em cosméticos. Os conservantes são produtos químicos ou naturais necessários e amplamente utilizados em produtos de higiene corporal e cosméticos. Podem ser encontrados em géis de banho, champôs, cremes para unhas, vernizes, hidratantes, desodorizantes e cremes corporais e são utilizados para proteger contra o crescimento de micro-organismos.
Devemos diferenciar os conservantes, como componente fundamental dos produtos para bebés e de higiene corporal, dos parabenos. A principal preocupação em relação ao uso de parabenos nos cosméticos é o potencial de alguns deles para atuarem como hormonas no corpo. Além disso, é desaconselhável utilizar produtos contendo parabenos em bebés, especialmente se forem aplicados na "zona da fralda", uma vez que esta zona pode facilmente ficar irritada e a pele irritada permite a penetração de mais substâncias.
Adicionalmente, em pessoas que sofrem de alguma patologia dermatológica, a dermatite de contacto alérgica é o problema mais frequente relacionado com produtos que contêm parabenos.
Devido a isto,a Johnson's colabora com profissionais de topo nas áreas da saúde,industrial , governamental e académica e grupos de pais para investigar e assegurar a utilização de conservantes mais seguros e sustentáveis.
Os nossos produtos são livres de sulfatos, ftalatos, corantes e só usamos conservantes que são utilizados com segurança há décadas e que são aprovados pela FDA e pelas autoridades reguladoras europeias.
Como identificar todos estes ingredientes nos seus produtos cosméticos?
Sabemos que os consumidores estão cada vez mais preocupados com os ingredientes dos seus produtos de higiene pessoal . É por isso que deve ler cuidadosamente a lista de ingredientes no rótulo do produto. Parece simples à primeira vista, mas terá de procurar com atenção se quiser encontrar estes três ingredientes:
- Os sulfatos podem aparecer na lista de ingredientes como Lauril Sulfato de Sódio (Sodium Lauryl Sulfate, SLS) ou Lauril Éter Sulfato de Sódio (Sodium Laureth Sulfate, SLES), estas são as duas opções mais comuns.
- Os ftalatos podem aparecer na lista de ingredientes de várias formas. Na tabela abaixo pode ver os ftalatos mais utilizados e como identificá-los pelos seus acrónimos ou nome completo:
Siglas | Nome completo |
---|---|
DEHP | Di(2-etilhexil)ftalato |
BBP | Butilbenzilftalato |
DBP | Dibutilftalato |
DIBP | Di-isobutilftalato |
3. Finalmente, para identificar os parabenos nos seus produtos cosméticos, deve procurar na lista de ingredientes os ésteres do ácido p-hidroxibenzóico e os seus sais, tais como metilparabeno, etilparabeno, butilparabeno ou propilparabeno. As listas de ingredientes dos produtos incluem, frequentemente, mais do que um parabeno no produto, e os parabenos são, em grande parte, utilizados em combinação com outros tipos de conservantes para melhor proteger contra uma vasta gama de micro-organismos.