Skip to main content

Outra forma de dar mais significado à hora do banho é usá-la como um momento para o seu pequenote também aprender e descobrir à medida que cresce. Brincar no banho com a criança e dar-lhe muitos apetrechos como cântaros, recipientes e livros reforça a aprendizagem e cultiva o vínculo que tem consigo.

A criança desenvolve autoconfiança quando consegue cuidar de si mesma e do seu patinho e quando descobre como rebentar as bolhas de sabão. As suas habilidades de pensamento são impulsionadas quando usa a imaginação ao brincar ao faz de conta e quando faz conexões entre o que vê em livros e a «vida real» dela. Ela desenvolve habilidades linguísticas e os músculos dos dedos e das mãos quando vira as páginas do livro e quando aprende novas palavras à medida que lêem juntos.

Desenvolvimento social e emocional

O que pode fazer O que o seu filho está a aprender
Pergunte à criança se gostaria de tentar lavar-se a si mesma. Que consegue cuidar de si mesmo e que é um bom ajudante.
Desfrute com as descobertas e conquistas da criança. Diga-lhe que está a fazer um bom trabalho, por exemplo, na limpeza e cuidado do seu patinho. Que é importante e capaz.
Ajude a criança a lidar com as transições, avisando antes de acabar a hora do banho e deixando-a levar um brinquedo favorito com ela. Que os sentimentos dele são importantes e que você vai ajudá- lo a gerir situações difíceis.

Habilidades linguísticas e de pensamento

O que pode fazer O que o seu filho está a aprender
Explorem livros de banho juntos. Diga-lhe para apontar para objetos familiares. Mostre-lhe a relação entre o que vê no livro e as coisas na «vida real». Aprende palavras novas e aprende a gostar de livros e de ler, em qualquer momento e em qualquer lugar.
Fale com a criança sobre o que estão a fazer juntos durante a hora do banho. Faça-lhe perguntas: «O patinho tem sede?» «O patinho precisa de tomar banho?» Que é um bom comunicador. Que consegue desenvolver as suas próprias ideias.
Ajude o seu filho a tornar-se num bom solucionador de problemas, por exemplo, dizendo-lhe como ensaboar a esponja ou como encontrar a página que está a procurar no livro dele. Que consegue lidar com os desafios que enfrenta.

Desenvolvimento físico

O que pode fazer O que o seu filho está a aprender
Ofereça ao seu filho muitos tipos diferentes de objetos seguros para explorar no banho. Como usar os dedos e as mãos para fazer as coisas funcionar, tal como segurar o cântaro firmemente e mergulhá-lo na água antes de verter.
Observe a forma como ele usa o corpo para fazer as coisas, como por exemplo rebentar as bolhas de sabão do banho. Que tem um corpo saudável e forte, capaz de fazer muitas coisas incríveis. Isto desenvolve uma autoestima positiva.

Lembre-se que garantir a segurança do bebé faz parte de manter a diversão na hora do banho. NUNCA deixe um bebé sozinho no banho. Nem mesmo durante um segundo. Portanto, reúna tudo o que vai precisar para o banho antecipadamente e não se afaste para atender o telefone. Também, certifique-se que configura o seu dispositivo de aquecimento da água abaixo dos 37 graus para ajudar a prevenir a possibilidade de queimaduras.

 

Dar banho ao bebé

Passos importantes para dar banho ao bebé.

Inicio