Skip to main content

Não há uma «idade certa» para começar a treinar a ida à casa de banho porque cada criança é diferente.

Uma criança só consegue começar a treinar a ida ao bacio quando já é capaz de controlar os músculos do rabinho e da bexiga. Estes músculos consolidam-se entre os 18 e os 36 meses, daí que seja recomendado iniciar o treino depois da criança completar, no mínimo, 2 anos.

Escolha o momento certo

Colocar um bacio visível e disponível na casa de banho alguns meses antes da data estipulada para o início do treino formal permite que a criança se habitue a sentar-se nele e até ocasionalmente a usá-lo. Além do desenvolvimento do controlo muscular necessário, os outros sinais que poderão indicar que a criança está pronta para começar são:

  • A capacidade de se sentar e levantar do bacio facilmente.
  • A capacidade de comunicar quando está com vontade.

Antecipar este treino só prolongará o processo. Estudos demonstram que muitas crianças que começam este treino antes dos 18 meses só estão completamente treinadas depois dos quatro anos de idade, ao passo que as que começaram aos dois anos de idade completaram o treino por volta do terceiro aniversário.

Como começar

Para começar o treino, escolha um bacio ou um redutor de sanita. Algumas crianças gostam da ideia de ter o seu próprio bacio, enquanto outras preferem usar a sanita dos «crescidos» com um redutor de sanita.

Assim que achar que a criança está pronta, explique-lhe que, sem fraldas, terá de usar o bacio. Uma vez que muitas fraldas descartáveis são concebidas para evitar qualquer sensação de humidade, poderá ser útil escolher fraldas de treino, que têm um «revestimento de humidade» especial que faz com que a criança se aperceba melhor da humidade. Mas mantenha-se atento aos sinais do eritema da fralda.

Transitar da fralda para a roupa interior

Aqui estão alguns sinais que indicam que a criança poderá estar pronta para experimentar roupa interior:

  • Começa a tentar tirar as calças e a fralda sem a sua ajuda.
  • Apercebe-se e comunica-lhe que tem de urinar ou de evacuar (mesmo que esteja a usar fralda).
  • Observou-a a si ou outros membros da família a usar a sanita.
  • Senta-se e tenta usar o bacio, por exemplo antes de tomar banho à noite.

Assim que se aperceber de alguma evidência de que a sua criança é consciente do que lhe será exigido quando andar sem fraldas, pode considerar o próximo passo para usar roupa interior. Pode transformar isto numa ocasião especial, explicando-lhe que agora vai usar roupa interior de «criança grande» e pedindo-lhe para ajudar a escolher algumas peças.

Iniciar uma rotina

Terá de lembrar a criança regularmente que talvez precisa de usar o bacio. Não coloque a criança no bacio a menos que ela concorde; caso contrário, ela não fará a associação sozinha. Elogie os seus esforços e sucessos e, se houver acidentes, lembre-lhe delicadamente para que serve o bacio, mude-lhe a roupa e não faça alarido. Reagir negativamente pode provocar ressentimento na criança e reduzir a vontade dela de voltar a tentar.

Treino do bacio durante as viagens

Treinar a ida à casa de banho quando se está em viagem é um desafio, mas não é impossível. Peça à criança para ir ao bacio antes de sair de casa e localize as casas de banho assim que chegar ao destino. Tente manter bons hábitos de higiene, mesmo quando está em viagem, levando um gel de banho suave como o JOHNSON’S® baby banho hidratante. Caso as viagens sejam muito longas e sem casas de banho previstas, poderá querer considerar o uso de uma fralda para evitar acidentes.

Finalmente, vale a pena lembrar que cada criança se desenvolve a um ritmo diferente e que ter paciência é a chave. Se não tentar apressar esta fase e levar o treino da ida à casa de banho ao seu ritmo, também acabará por ensinar à criança que aprender coisas novas é divertido e revigorante, sendo essa uma grande lição de vida.

Inicio