Skip to main content

Preparar o quarto do seu bebé é uma maneira fabulosa de canalizar a sua excitação antes da chegada do bebé. Vai passar muito tempo no quarto do seu bebé, sobretudo quando voltarem para casa, daí ser importante torná-lo um lugar calmo, confortável e seguro para ambos.

Desenhe o Ambiente Ideal

O quarto do seu bebé – tanto se for no seu quarto ou separado – deveria ser uma zona tranquila com luz baixa e protegida do ruído exterior. Tenha presente que o seu bebé passará a maior parte do tempo a olhar para o teto, por isso evite fontes de luz direta superiores.

O quarto deve ser um lugar de paz, pensado para a tranquilidade e o conforto de ambos. Disponha os móveis da forma que lhe parecer mais lógica, tendo em conta que poderá ter de os mudar de sítio se depois vir que há outra forma melhor de os distribuir.

Os momentos do dia a dia em que cuida da pele do seu bebé, lhe dá massagens, e a prepara para ir para a caminha estimulam o olfato e o tato, ao passo que o quarto estimula a visão. Pendure um móbil por cima do berço (verifique que não há o risco de que caia) e fotografias bonitas na parede. Se quiser, pode desenvolver o seu lado mais artístico e criar um mural com motivos que achar interessantes. Peça ajuda aos seus! O cérebro do seu bebé processa melhor a aprendizagem quando são estimulados vários sentidos ao mesmo tempo em vez de um só sentido de cada vez.

No entanto, escolha cores e decoração que transmitam felicidade e paz de espírito porque você tem direito a desfrutar do quarto tanto como o seu bebé!

A Opção de um Berço Portátil

Durante os primeiros meses pode ser uma boa ideia ter um berço portátil. Os berços que podem ser facilmente transportados de um quarto para outro permitem que você possa vigiar sempre o sono do seu bebé.

Um berço portátil não é uma necessidade imperiosa. Como a maioria dos berços portáteis não suportam o peso de um bebé maior, na verdade só servem durante os primeiros quatro ou cinco meses, o que os torna quase um artigo de luxo.

Escolha um Berço Seguro

As necessidades do seu recém-nascido são simples: um colchão firme e plano e um berço que o proteja devidamente.

Se utilizar um berço em segunda mão verifique:

  • Se as ripas do berço não estão afastadas mais de 6 centímetros para prevenir o risco de queda; que não faltam ripas.
  • Que o colchão se adapta perfeitamente às medidas do berço. Não devem caber mais de dois dedos entre o colchão e a estrutura lateral do berço. Retire as coberturas de plástico. Se usa lençol, este deve ser justo, à medida.
  • A parte superior do canto do berço não deve ter mais de 2 milímetros ou não menos de 40 centímetros se tiver um toldo para evitar prender a roupa do seu bebé ou magoá-lo.
  • O berço não deve ter extremidades decorativas uma vez que poderiam magoar a cabeça ou as extremidades do corpo do seu bebé.
  • Para prevenir que algum elemento estorve o movimento livre do seu bebé, retire todos os objetos móveis ou que estejam pendurados quando o seu bebé fizer 4 meses ou começar a tentar levantar-se. E quando tiver menos de 4 meses, o móbil deve estar suficientemente longe do bebé e totalmente fixo na extremidade para não cair em cima do bebé.
  • O berço nunca deverá estar perto de uma janela com persianas, cordões ou outros fios já que o bebé pode emaranhar-se. Nunca coloque o berço ao pé de uma janela à qual o bebé possa aceder.
  • O berço não deve ter lados assimétricos para balançar.Mesmo nos países onde a lei não o proíbe, são totalmente desaconselháveis.
  • Todas as partes do berço são originais e estão montadas de forma totalmente segura. A reparação de um berço pode não ser segura.

Dormir em Segurança

  • Para reduzir o risco de Síndroma de Morte Súbita, o seu bebé deve dormir de costas para baixo. Lembre-se: barriga para cima! Não deixe que ninguém se esqueça ou ignore esta regra fundamental, mesmo durante as sestas.
  • A superfície onde o bebé dorme deve ser firme e lisa.
  • Almofadas fofas, protetores de berço, lençóis e brinquedos nunca devem ficar num berço onde haja um bebé a dormir.
  • Não use aparelhos adaptadores da posição do corpo. Às vezes podem parecer boa idea, mas o seu bebé pode ficar preso e não poderá respirar.
  • O seu bebé pode dormir quentinho com um fato-macaco de bebé. Evite os fatos-macaco que se fecham até acima e que podem cobrir a zona da cabeça.

Escolha uma Mesa para a Muda de Fralda

Para mudar a fralda do seu bebé, pode usar uma mesa de muda específica que ajudará na tarefa de mudar a fralda. Também pode usar uma superfície lisa, plana e segura, como o chão ou uma cama, coberta com uma toalha ou um lençol de muda. Independentemente da opção que preferir, a superfície deve ser robusta.

Se comprar uma mesa de muda especialmente desenhada para mudar a fralda, verifique:

  • Que é estável e robusta, com uma guia de uns 5 centímetros de altura a toda a volta; que o tampo da mesa é côncavo, ou seja, que o centro esteja mais baixo do que os lados;
  • Que a mesa se pode apoiar contra uma parede para prevenir que saia do sítio; que as rodas, se as tiver, estão bloqueadas;
  • Que tem à mão tudo o que precisa antes de mudar a fralda; que está ao seu alcance, não ao alcance do seu bebé; que o seu bebé não pode mexer em embalagens enquanto muda a fralda; dê-lhe um brinquedo.

Nunca abandone o seu bebé na mesa da muda, nem sequer um minuto. Tenha SEMPRE uma mão em contacto com o seu bebé quando usar uma mesa de muda, mesmo se estiver a usar a guia de segurança à volta da mesa. Faça como se o telemóvel não existisse durante a muda da fralda – o bebé está primeiro!

Inicio