Skip to main content

Como nova mamã que é, já leu, viu e aprendeu na Internet tudo o que podia para estar preparada, mas quando ele chegar, talvez não seja má ideia ter uma cábula à mão. Para se sentir segura nos primeiros dias, preparámos este guia rápido para si com a informação mais importante para cuidar do seu bebé.

Segurar

O seu recém-nascido poderá parecer-lhe frágil e delicado, mas não tenha medo de tocar, mexer ou segurar nele!

Na verdade, estudos demonstram que os bebés que são segurados durante mais de 2 horas por dia desenvolvem-se melhor e choram menos.

Uma vez que os músculos do pescoço do seu recém-nascido ainda não estão desenvolvidos, cada vez que pegar nele terá de lhesegurar a cabeça. Também deve segurar a cabeça do seu recém-nascido contra o seu ombro ou com a outra mão enquanto o carrega ao colo.

O banho

Alguns pediatras recomendam que lave o bebé com uma esponja de banho até o cordão umbilical cicatrizar e cair (geralmente dentro de uma ou duas semanas). Certifique-se de que tem todos os assessórios de banho necessários disponíveis antes da chegada do seu bebé, para que possa aproveitar cada momento com o seu pequenote.

Como escolher produtos para o seu recém-nascido

Um produto para bebés ideal não deve irritar a pele ou os olhos do bebé nem secar ou perturbar o pH natural da sua pele. É importante que os produtos sejam conservados adequadamente para ajudar a manter a qualidade dos mesmos durante a sua utilização normal.

Aprenda mais sobre o nosso compromisso consigo e com o seu bebé

Muda da fralda

A maioria dos pais de primeira viagem ficam surpreendidos com a quantidade de fraldas que os bebés gastam num dia. Para tornar a sua vida mais fácil, armazene uma boa quantidade de fraldas antes de levar o seu bebé para casa. Também é útil aprender como mudar a fralda do bebé antecipadamente (e até mesmo praticar!).

Reconfortar

A maioria dos bebés choram em média 2 horas por dia nos primeiros 3 meses.

Apesar de ser desconcertante, é normal. Para reconfortar o bebé, tente primeiro determinar a causa do desconforto. O bebé tem fome? O bebé tem gases? A fralda do bebé precisa de ser mudada? É hora de fazer uma sesta? O bebé está demasiadamente excitado devido a ruído, luzes ou atividade?

Para ajudar a acalmar um bebé com sono ou muito excitado, encoste-o ao seu ombro enquanto o embala suavemente. Cante ou fale delicadamente com o seu bebé – tranquilize- o com uma voz calma. Esfregar as costas do bebé ao mesmo tempo também pode ajudar. Tente posições diferentes até encontrar uma que seja confortável para ambos.

Outros aspetos a considerar: Nas primeiras semanas, o bebé não tem muita mobilidade e poderá chorar para pedir ajuda caso se sinta desconfortável no berço. Pode ajudar o bebé a ficar confortável mudando a sua posição delicadamente. Contudo, por segurança, coloque-o a dormir sempre de costas para baixo.

Os Primeiros 10 dias podem significar Johnson's ® mais em cada momento

Aos três anos de idade, o bebé já desenvolveu 85% do cérebro; todas as experiências que precedem este período ajudam a moldar o cérebro do bebé. As experiências multissensoriais que são repetitivas, consistentes, previsíveis e estimulantes podem ajudar no desenvolvimento saudável do seu pequenote.

Portanto, não se preocupe se está a fazer as coisas «corretamente», o que importa mais é que passe muito tempo com o seu pequenote, estimulando os seus sentidos do tato e do olfato e ajudando à criação de laços entre os dois, ao mesmo tempo que estimula o seu crescimento.

Massagem para Bebé

Estudos demonstraram que a massagem pode relaxar os bebés, melhorar os seus padrões de sono e ajudar a acalmá-los quando estão irritáveis. Dar uma massagem ao bebé é também um ótimo método para criar laços com ele e é fácil de fazer.

Alimentação

Muitos profissionais de saúde concordam que nada é melhor para o seu recém-nascido do que o leite materno. Nutricionalmente, é produzido à medida para o seu recém-nascido. Claro que às vezes as mães não podem amamentar, devido a problemas médicos ou a outras circunstâncias particulares. Discuta com o seu pediatra qual a melhor forma de alimentar o seu recém-nascido.

Certifique-se sempre de que segura o bebé durante a alimentação, independentemente da forma que escolher para o fazer. O aconchego decorrente da amamentação e da alimentação fomentam a construção de um laço forte e carinhoso entre si e o seu bebé.

Durma

A forma como o bebé dorme muda à medida que cresce. Os recém-nascidos dormem muito durante as 24 horas do dia e acordam muitas vezes de dia e de noite. Apesar disso, entre a sexta e a oitava semana de vida já pode começar a desenvolver uma rotina de sono para o bebé. À medida que o bebé se desenvolve e começa a concentrar o sono no período noturno com menos «sestas» durante o dia, pode ajudá-lo gradualmente a desenvolver um padrão de sono, ensinando-lhe que o período noturno destina-se ao sono e não à brincadeira.

Saiba mais sobre como ajudar o bebé a dormir melhor com a JOHNSON’S® rotina de 3 passos

Inicio