Skip to main content

A primeira semana do seu bebé em casa será um momento de aprendizagem e crescimento (para si e para o seu pequenote). Fique a saber que quando cuida do cordão umbilical do bebé, um ato que pode parecer muito simples, está na verdade a fazer muito mais. O seu toque suave quando lava e seca a zona delicada incentiva a autoconfiança do bebé e ajuda a criar laços.

Como cuidar do cordão umbilical do bebé

Não tenha medo de limpar o cordão umbilical do bebé: quanto mais depressa a base secar, mais cedo o cordão cairá. Lave as mãos antes de manusear o cordão. Se o cordão umbilical ficar sujo com urina ou fezes, deve limpar a zona quando mudar a fralda do bebé. Para limpar o cordão com segurança, pegue num cotonete, numa compressa ou num disco de algodão e limpe à volta da base do cordão com água limpa.

Lembre-se de evitar cobrir o cordão com a fralda, uma vez que a zona do cordão deve ser mantida sempre seca e limpa. Se a fralda estiver muito para cima, dobre-a para baixo, já com ela colocada no bebé, mas antes de a fixar. Também pode comprar fraldas especiais para recém nascidos que têm um espaço cortado na zona do cordão. A zona do cordão deverá cicatrizar em aproximadamente 7-10 dias.

Sinais de alerta

Ligue ao pediatra do bebé se notar que o coto do cordão umbilical:

  • está mole
  • tem um odor forte
  • possui estrias vermelhas à volta do umbigo, ou está a libertar líquido

É normal que apareçam algumas gotas de sangue quando o coto se separa.

Inicio