Hora do Banho: Potenciar os Rituais de Cada Dia
Está cientificamente provado que a estimulação multissensorial contribui para o desenvolvimento saudável dos bebés. Ao incentivar os pais a transformarem simples rituais, como o banho, numa oportunidade de estimulação multissensorial, podem-se criar experiências duradouras, contribuindo para um desenvolvimento geral feliz e saudável.
A Hora do Banho É Um Ritual Para os Sentidos
Um ritual de banho proporciona estimulação multissensorial através do contacto físico direto, como o toque das mãos dos pais durante a massagem;1 estabelecendo o contacto visual direto;1 2 ouvindo o som das vozes dos pais;3 e reconhecendo aromas familiares, como o dos pais4 ou dos produtos usados no banho.1 A exposição inicial e continuada dos bebés a estas texturas, visões, sons e aromas através do ritual do banho fornece oportunidades ricas únicas para o estímulo multissensorial que pode estimular os sentidos tátil, olfativo, visual e auditivo.
Os 3 Passos de uma Rotina Multissensorial Ajudam a Trazer Bons Sonhos
Quando se implementa um ritual como uma prática quotidiana, reduz-se o stress nos pais e promove-se uma melhor quantidade e qualidade de sono nos bebés.5 Um ritual que inclui um banho morno seguido de uma massagem com um creme hidratante suave e atividades calmas é uma ação comportamental simples e cientificamente sustentada por contribuir para a melhoria da qualidade e quantidade de sono dos bebés.
O Efeito Relaxante da Hora do Banho
A hora do banho pode ter um efeito relaxante para o bebé e também para os pais, particularmente quando se usa um produto aromático. Os bebés (n=30) que tomaram um banho aromático (em comparação com um banho não aromatizado) choram menos e, após o banho, desfrutam de um sono profundo mais prolongado. A pessoa que lhe deu o banho aromático também se sentiu mais relaxada e ofereceu ao bebé maior contacto físico.
Referências
- Field T, Cullen C, Largie S, et al. Lavender bath oil reduces stress and crying and enhances sleep in very young infants. Early Hum Dev. 2008;84(6):399-401.
- Farroni T, Csibra G, Simion F, et al. Eye contact detection in humans from birth. Proc Natl Acad Sci U S A. 2002;99(14):9602-9605.
- Dehaene-Lambertz G, Montavont A, Jobert A, et al. Language or music, mother or Mozart? Structural and environmental influences on infants’ language networks. Brains Lang. 2010; 114:53-65.
- Sullivan R, Toubas P. Clinical usefulness of maternal odor in newborns: Soothing and feeding preparatory responses. Biol Neonate. 1998;74:402-408.
- Mindell J, Lorena S, Telofski BA, et al. A nightly bedtime routine: impact on sleep in young children and maternal mood. Sleep. 2009;23:599-606.