Skip to main content

O seu toque suave e carinhoso durante o banho do bebé o momento de aconchego que a partir daí se desenrola incentivam o desenvolvimento feliz e saudável do bebé. Contudo, o JOHNSON’S® Global Bath Time Report (relatório global sobre a hora do banho) revelou que apesar de 84% dos pais afirmarem que a hora do banho é um dos momentos de maior qualidade que passam com os seus pequenotes, muitos subestimam o seu poder e os seus benefícios.

Estudos recentes revelam que as experiências multissensoriais são essenciais para ajudar a moldar o cérebro em desenvolvimento do bebé. Com oportunidade para tocar, observar, cheirar e ouvir, a hora do banho é um excelente momento para promover o desenvolvimento do bebé.

Desenvolvimento social e emocional

O que pode fazer O que o seu filho está a aprender
Divirta-se e celebre as conquistas do seu bebé, como por exemplo quando espremer a água da esponja ou colocar um brinquedo a flutuar. Que é inteligente e capaz, e que você desfruta ao compartilhar as descobertas dele quando brincam juntos.
Explore e faça jogos como dar palmadinhas na água para provocar salpicos. Que a habilidade de interagir por turnos e participar em atividades juntos é divertido e gratificante.
Aconchegue o bebé depois da hora do banho e partilhe um momento de criação de laços. Que é amado, o que desenvolve a sua autoestima.

Construir e fortalecer as habilidades linguísticas e de pensamento do bebé

O que pode fazer O que o seu filho está a aprender
Estabeleça contacto e dedique-se ao bebé. Por exemplo, quando o bebé faz sons e gestos, por exemplo a indicar que queria ler um livro, responda com elogios e com a ação que ele pediu. Que está a comunicar consigo e que você entende. Isto reforça que sons e ações constituem uma boa maneira de demonstrar o que está a pensar ou a sentir.
Ao dar banho ao bebé, fale com ele e explique o que estão a fazer juntos. Por exemplo, deixe cair o patinho à água e exclame «Olha, ele flutua!». Falar com ele assim durante as atividades ajuda-o a aprender palavras e conceitos como afundar e flutuar.
Transforme a hora do banho num momento divertido para ajudar o bebé a aprender habilidades novas. Mostre-lhe como fixar esponjas em forma de letras na parede da banheira, como fazer o patinho «guinchar», como fazer um grande salpico na água e como encontrar a barriguinha dele debaixo da espuma. Ele vai aprender o funcionamento das coisas copiando as suas ações, vai entender a causa e o efeito dos salpicos e, quando encontrar a barriguinha dele, descobrirá que as coisas existem mesmo quando não as consegue ver –tudo isto ao mesmo tempo que cria laços consigo.
Cante para o bebé ou ponha uma música e cante-a também! Ouvir música estimula as partes do cérebro do bebé responsáveis pela memória.

Compreender o desenvolvimento físico

O que pode fazer O que o seu filho está a aprender
Transforme a hora do banho num momento divertido e educativo, oferecendo ao bebé uma variedade de brinquedos para que possa explorar e descobrir com as mãos. Como divertir-se e explorar de outras maneiras estando sentado. Transferir objetos de uma mão para a outra e usar as mãos para fazer os objetos funcionarem, tal como tentar fixar os autocolantes do banho na banheira, ensina autoconfiança ao bebé.
Aponte para as diferentes partes do corpo do bebé e fale sobre elas à medida que ele as usa. Elogie-o quando usar as mãos para rebentar bolhas e diga-lhe que parte do corpo está a usar. A reconhecer as partes do corpo e como estas funcionam para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.

As fragâncias familiares e agradáveis podem fazer o bebé sentir-se feliz. Em estudos, os bebés que tomaram banho com um produto perfumado para o banho (comparativamente com aqueles que tomaram sem produtos perfumados):

  • Apresentaram 30% mais sinais de envolvimento com os pais depois do banho.

  • Passaram quase 25% menos tempo a chorar antes de adormecer.

 

 

Lembre-se que garantir a segurança do bebé faz parte de manter a diversão na hora do banho. NUNCA deixe um bebé sozinho no banho. Nem mesmo durante um segundo. Portanto, reúna tudo o que vai precisar para o banho antecipadamente e não se afaste para atender o telefone. Também, certifique-se que configura o seu dispositivo de aquecimento da água abaixo dos 40 graus para ajudar a prevenir a possibilidade de queimaduras.

Dar banho ao bebé

Passos importantes para dar banho ao bebé.

Inicio