Skip to main content

Os recém-nascidos dormem muito, mas não por muito tempo seguido. Felizmente, há maneiras de ajudar a facilitar a transição do recém-nascido para um horário regular com momentos de tranquilidade juntamente com momentos em que estimula os seus sentidos, resultando em mais sono e num desenvolvimento mais saudável.

As primeiras semanas de vida do bebé englobam muitas adaptações – para si e para o bebé. É muito cedo para esperar padrões de sono estruturados, pelo que deve seguir os padrões do bebé.

Os recém-nas cidos acordam muito

Durante os primeiros meses, o bebé vai adormecer e acordar durante todo o dia (e toda a noite!). Os bebés recém-nascidos podem dormir no total uma parte considerável do dia (10-18 horas por dia), com o sono geralmente distribuído uniformemente ao longo das 24 horas do dia, sem qualquer diferença real entre o dia e a noite. Os bebés poderão dormir 2 a 5 horas de cada vez. Acuda o seu recém-nascido quando ele der sinal, já que provavelmente vai precisar de ser alimentado... e de mudar a fralda

Porque é que o seu recém-nascido acorda

O seu recém-nascido acorda a maior parte das vezes porque tem fome ou porque precisa de mudar a fralda. Esteja atenta a mudanças súbitas nos padrões de sono do bebé, que podem ser um sinal de doença ou de um surto de crescimento indutor de fome.

SMSI (síndrome da morte súbita infantil)

Para diminuir a probabilidade de SMSI, coloque sempre o bebé a dormir de costas para baixo, e nunca de barriga para baixo. O bebé deve dormir num colchão firme, sem roupa de cama felpuda ou que se desprenda, sem peluches e sem almofada.

Para obter mais informações sobre a segurança do sono do bebé, visite CPSC.gov, aap.org, e keepingbabiessafe.org.

Ensinar a diferença entre a noite e o dia

Quando o seu bebé dormir durante o dia, mantenha as luzes acesas e um nível normal de sons. À noite, por outro lado, desligue a luz ou use uma luz noturna, alimente e mude a fralda do bebé tão calma e silenciosamente quanto possível, e limite as suas interações meramente a segurá-lo suavemente. O seu toque irá acalmá-lo, melhorando a sua qualidade e quantidade de sono. Dentro de pouco tempo irá notar que os períodos de sono mais longos do bebé ocorrem à noite.

Hora da sesta – para a mãe também

Use a hora da sesta do bebé para recuperar algum sono. Por mais tentador que possa ser usar a hora da sesta para fazer outras coisas, você será capaz de enfrentar melhor as situações se fizer uma sesta ao mesmo tempo que o bebé.

Criar uma rotina noturna

A nossa JOHNSON’S® rotina de 3 passos inclui a hora do banho e a massagem, dois rituais que são fundamentais para o desenvolvimento feliz e saudável do bebé. Quando realizados regularmente, estes rituais, combinados com os abraços da hora de relaxar, também ajudam o bebé a aprender que é hora de ir dormir.

Inicio