Skip to main content

Está prestes a ter um filho – é um momento muito especial na sua vida. É normal ficar uma pilha de nervos, por isso o melhor a fazer é preparar-se bem para o grande dia. Pode seguir alguns passos simples para esperar com tranquilidade a chegada do pequenino.

Fale com os Sentidos do Seu Bebé

A primeira estimulação sensorial do seu bebé provém do olfacto, quando o bebé ainda está no ventre. Por volta das 28 semanas, o bebé já é sensível ao cheiro. O bebé sente os mesmos cheiros que a mãe! O olfato é o primeiro sentido associado à memória porque o seu centro de processamento (córtex olfativo) estásituado junto ao centro emocional (amígdala) e aos centros da memória (hipocampo e córtex entorrinal), pelo que o cheiro ativa memórias emocionalmente mais fortes do que outros sentidos.

Por isso, poderá começar a usar algumas loções e óleos JOHNSON’S® para hidratar a sua própria pele para que o seu bebé se familiarize e sinta o conforto desses aromas logo após o nascimento.

Frequente um curso de preparação para a parentalidade

Estes cursos podem ser muito úteis sobretudo se se trata do primeiro filho. Informe-se sobre estes grupos no hospital onde espera realizar o parto, na unidade de obstetrícia ou ginecologia ou junto dos seus amigos.

Descubra as Técnicas de Parto

Há várias formas de dar à luz, por exemplo Lamaze e Bradley. Pesquise, leia, fale com o seu obstetra ou ginecologista e decida qual é a forma que mais vos convém – a si e ao seu bebé.

Encontre um Pediatra

Comece a procurar um pediatra o mais tardar quando faltarem 3 meses para o fim da gravidez. Faça uma lista de candidatos, peça referências a amigos, conhecidos, vizinhos, colegas com filhos, ao seu obstetra, à parteira ou à sua companhia de seguros de saúde. Se for possível, peça uma consulta pré-natal cerca de 2 meses antes da data prevista para o parto.

Faça uma Lista de Contactos

Faça uma lista de contactos com o nome, email e o telefone para poder manter as pessoas informadas, ou use as redes sociais.

Faça a Mala para a Maternidade

Pelo menos um mês antes da data prevista para o parto, faça a mala com tudo o que vai precisar na maternidade ou hospital. Lembre-se de levar:

  • Camisa de noite e chinelos
  • Artigos de higiene, incluindo a escova dos dentes e do cabelo. Uma muda de roupa para o pai, e alguns objetos pessoais de que ele possa precisar
  • Roupa para o regresso a casa: escolha o calçado mais confortável que tiver usado a partir da segunda metade da gravidez
  • Roupa para o seu bebé: camisola interior ou babygrow, e roupa com colchetes
  • Manta de recém-nascido (o tempo que fizer na zona onde vive determinará se precisa de mais do que um)
  • Toalhitas para bebé
  • Pensos higiénicos
  • Câmara de vídeo e/ou carregador para o seu telemóvel
  • Soutien e discos de amamentação para as mães que vão amamentar
  • Gel de bebé para o primeiro banho do bebé na maternidade Recomendamos Johnson’s® Cuidado completo Banho Corpo e Cabelo.

A ciência do bebé!

Sabia? 25 a 120 minutos de contacto pele a pele imediatamente após o parto podem ter uma influência muito positiva na relação entre a mãe e o bebé até um ano mais tarde!

Verifique a Segurança do Assento do Bebé no Seu Carro

Verfique que o assento de bebé ficou bem montado antes de ir para a maternidade. Algumas maternidades ou hospitais não permitem o regresso a casa sem um assento de bebé devidamente instalado no carro. A maioria das forças policiais ou a Brigada de Trânsito terão muito gosto em comprovar a boa instalação do assento do seu bebé.

Prepare o Quarto

Você e o seu bebé irão passar muito tempo no quarto dele. Uma boa forma de canalizar a excitação pelo bebé que vai chegar é criar um espaço pessoal onde vocês se sintam melhor do que em qualquer outro lugar.

Inicio