Skip to main content

Colocar o seu filho na cama e a dormir sossegado pode ser muitas vezes um desafio. Para garantir que ele dorme o suficiente para estar saudável e feliz, siga a rotina da hora de ir dormir, que o acalma e prepara para ir dormir ao mesmo tempo que reforça os laços que ambos compartilham.

À medida que o seu filho começa a tornar-se mais independente e a fazer muitas coisas sozinho, é tentador pensar que já passou a «fase de bebé». No entanto, tenha em mente que ele ainda tem muitas das mesmas necessidades que tinha quando era bebé. Ele ainda precisa de muita atenção, muito carinho e muito sono. Na verdade, as crianças precisam de entre 12 e 14 horas de sono no total, geralmente de 11 a 12 de noite e mais 1-3 horas durante o dia.

A hora do sono e o seu filho

Nas crianças que já aprenderam a dormir a noite toda, determinadas mudanças e eventos stressantes, tais como a mudança do berço para a cama numa idade muito precoce, uma viagem ou uma doença, podem causar retrocessos temporários.

Para garantir que o seu filho descansa e dorme o suficiente, ele tem de seguir estas dicas da hora de ir dormir:

  • Defina um horário de sono regular para as sestas e para ir dormir (evitar sestas ao final da tarde).
  • Estabeleça uma rotina noturna de 20-45 minutos para ajudá-lo a descontrair e a relaxar.
  • Proporcione um ambiente calmante que seja escuro, fresco e silencioso.
  • O seu filho deve estar sonolento mas ainda acordado quando for para a cama.
  • Guarde a atividade noturna favorita dele para último lugar.

Mantenha uma rotina noturna

Uma rotina antes de ir para a cama vai ajudar o seu filho a ficar sonolento e vai sinalizar que é hora de relaxar e de se preparar para dormir. Seja consistente e siga o mesmo padrão todas as noites. O seu filho irá sentir-se mais relaxado se souber o que vem a seguir. Além disso, certifique-se de que a sua rotina da hora de ir dormir tem como meta sempre o mesmo local – a cama.

Criar uma rotina noturna

A nossa JOHNSON’S® rotina de 3 passos inclui a hora do banho e a massagem, dois rituais que são fundamentais para o desenvolvimento feliz e saudável do bebé. Quando realizados regularmente, estes rituais, combinados com os abraços da hora de relaxar, também ajudam o bebé a aprenderque é hora de ir dormir.

Inicio