Skip to main content

Com toda a azáfama de trazer o bebé para casa, poderá ter-se esquecido de cuidar daquela outra pessoa importante... você! Agora mais do que nunca, precisa de se lembrar de cuidar de si mesma, de modo a poder cuidar melhor do seu bebé.

Em primeiro lugar, vai sentir-se um pouco exausta. E não é de admirar –acaba de dar à luz! Mesmo nas melhores circunstâncias, o trabalho de parto é física e mentalmente extenuante. Se perdeu muito sangue, ficou desidratada durante o trabalho de parto ou ficou anémica após o parto, poderá precisar de mais alguns dias ou semanas até começar a sentir-se você mesma novamente..

Peça ajuda

Não é o momento para ser heróica: aceite ofertas de ajuda quando precisar!

Essa ajuda poderá incluir um amigo que se oferece para lavar a roupa, a sua sogra que traz algumas refeições preparadas ou o seu parceiro que se oferece para cuidar do bebé enquanto faz uma sesta. Se ninguém se oferecer para ajudar durante os primeiros dias ou se viver longe da família, considere a contratação de uma empregada durante um período de tempo. Poderá também considerar uma assistente pós-parto. Uma assistente pós-parto certificada oferece experiência e apoio, tanto físico como emocional, e pode ajudar nos cuidados do recém-nascido e na adaptação da sua família.

Se contratar alguém não for uma opção, simplifique e reduza as tarefas. Por exemplo, em vez de cozinhar um jantar todos os dias, simplesmente cozinhe mais para ter para outro dia.

Relaxe

É provável que os seus músculos estejam tensos de levantar, carregar, alimentar, embalar e acalmar o bebé durante todo o dia (e toda a noite!). Agora é o momento para pedir ao seu parceiro para lhe fazer uma massagem.

Provavelmente já conhece os benefícios de massajar o seu pequenote , mas agora, mais do que nunca, você precisa dos mimos e dos efeitos relaxantes que amassagem lhe proporciona. O seu parceiro pode ajudar a relaxar os seus músculos com pancadas firmes ao longo dos seus ombros, braços, costas, coxas e barriga das pernas. Lembre-se de usar um óleo ou loção suave para ajudar a tornar a massagem mais confortável.

JOHNSON'S® baby óleo normal é uma boa escolha para a sua pele de adulto.

Mantenha-se hidratada

A desidratação pode realmente deixá-la esgotada, sem sequer se aperceber. Se estiver a amamentar corre um risco ainda maior de ficar desidratada, portanto lembre-se de beber bastantes líquidos. Também poderá querer omitir alimentos e bebidas com cafeína se suspeitar que o bebé está a reagir à mesma.

O que melhor mata a sede é a água, portanto beba muita – cerca de 6 a 8 copos por dia. Uma maneira fácil de se lembrar é beber um copo de água cada vez que se sentar para alimentar o bebé. Evite alimentos pesados que a possam sobrecarregar (hambúrgueres ou pizza, por exemplo). Em vez disso, ingira alimentos mais leves, incluindo alimentos ricos em água como frutas e vegetais, com um pouco de massa..

Não se esqueça que a sua pele também precisa de hidratação. Para ajudar a repor a hidratação da sua pele e para ter um tão necessário momento para si mesma, tome um duche ou banho. Para além de ajudar a hidratar a sua pele, um duche ou banho irá ajudar a relaxar os seus músculos doridos. Use um gel de banho suave e hidratante.

Se fez cesariana, fale com o seu médico sobre as instruções exatas para tomar banho e duche.

Lembre-se de aplicar um hidratante na pele molhada após o duche para ajudar a manter a hidratação. Um hidratante como o JOHNSON'S® baby óleo normal ou loção pode também ajudar a sua pele a manter a elasticidade. Ambos são hipoalergénicos e com uma fórmula suave clinicamente comprovada. E não se esqueça de sair do chuveiro antes de usar produtos que possam ser escorregadios.

Durma

Lembre-se que também precisa de dormir! Resista à ideia de tratar a hora da sesta do bebé como a hora das suas tarefas domésticas – tente fazer uma sesta ao mesmo tempo que o bebé. Tente relaxar quando o bebé estiver a dormir. Evite todas as bebidas com cafeína depois do almoço. Torne o seu quarto tranquilo e confortável tanto quanto possível. Irá dormir melhor se o seu quarto estiver fresco e escuro.

Ouça música, peça ao seu parceiro para lhe fazer uma massagem ou, se o seu médico aconselhar, tome um banho! Por que não tentar a JOHNSON'S® rotina de 3 passos em si própria? Poderá não ter uma noite inteira de sono tão cedo, mas pelo menos pode aproveitar ao máximo qualquer oportunidade que tiver para dormir, mesmo que seja apenas uma sesta

Inicio