Skip to main content
Search

Dar um banho de esponja ao bebé

Giving Your Baby a Sponge Bath

Manter limpa a pele do bebé é essencial para uma boa saúde, e a hora do banho de esponja é também um momento maravilhoso para estimular os sentidos do bebé, ajudando no seu desenvolvimento logo desde o início. Comece por banhos de esponja até que o cordão umbilical do bebé seque e caia, e a ferida cicatrize.

Durante o banho de esponja, o seu toque suave enquanto segura e lava o bebé pode levar a um melhor desenvolvimento a nível fisiológico, cognitivo, emocional e social, ao mesmo tempo que a fragância dos géis de banho delicados JOHNSON’S® (como o JOHNSON’S® cuidado completo banho CORPO E CABELO) pode melhorar o humor, a tranquilidade e o estado de alerta do bebé. 

A maioria dos pediatras e das parteiras recomenda dar banho ao recém-nascido 2 ou 3 vezes por semana, aumentando a frequência à medida que o bebé cresce.

Certifique-se de que tem preparado tudo o que precisa antes de começar a dar um banho de esponja ao bebé.
baby sponge bath 1

Banheira do bebé com água a uma temperatura agradável

baby sponge bath 2

Uma toalha grande e macia, com capuz

baby sponge bath 3

Um pano macio

baby sponge bath 4

Compressas ou discos de algodão

baby sponge bath 5

Um gel de banho especificamente formulado para bebés, como o JOHNSON’S® cuidado completo banho Corpo e cabelo.


Após o banho...
baby sponge bath 1

Loção hidratante, como a JOHNSON'S® baby loção ou um óleo para bebés, como o JOHNSON'S® baby óleo normal.

baby sponge bath 2

Roupa limpa

baby sponge bath 3

Fralda

baby sponge bath 4

Manta

baby sponge bath 5

Escova ou pente macio

baby sponge bath 6

Pomada protetora para a área da fralda, como JOHNSON’S® baby creme protector contra assaduras


Como dar um banho de esponja ao bebé

 


Sponge Bath: Step 1Reserve alguns minutos para falar com o seu bebé sobre o dia dele enquanto se prepara para a transição para a hora do banho. Dispa o bebé, mas mantenha a fralda, e enrole-o numa toalha.


Sponge Bath: Step 2Segurando a cabeça do bebé, limpe suavemente à volta de cada olho com uma bola de algodão humedecida em água morna. As bolas de algodão são ideais porque não soltam fiapos.

Use uma bola de algodão nova para cada olho e limpe sempre do canto interior do olho para o canto exterior. Se não houver crostas (muco seco), não há necessidade de lavar a zona dos olhos. Não lave o olho propriamente dito.


Sponge Bath: Step 3Utilizando um pano macio, limpe ao redor da boca, do nariz e do rosto todo do bebé, do centro para fora, usando apenas água. Tenha um cuidado especial com as zonas atrás das orelhas, com a zona debaixo do queixo e com as pregas do pescoço. Lembre-se: nunca coloque nada dentro do canal auditivo ou do nariz. Seque delicadamente.


Sponge Bath: Step 4Com o bebé ainda enrolado numa toalha, coloque o seu braço debaixo das costas dele apoiando a cabeça na mão. Com a mão livre molhe o cabelo do bebé com o pano macio. Aplique uma pequena quantidade de gel de banho suave para bebés, como o JOHNSON'S® cuidado completo banho corpo e cabelo, que é formulado especialmente para não arder nos olhos, e massaje suavemente toda a cabeça do bebé.
Enxague o cabelo com água até completa remoção do gel de banho. Deite o bebé, seque delicadamente a cabeça dele e coloque-lhe o capuz da toalha para mantê-lo quente.


Sponge Bath: Step 5Em seguida, lave o corpo do bebé com um gel de banho para bebés suave, de confiança e sem sabão. O JOHNSON'S® cuidado completo banho corpo e cabelo é delicado o suficiente para a pele e o cabelo do seu recém-nascido: na verdade, é o gel de banho mais utilizado por hospitais em recém-nascidos comparativamente com qualquer outro gel de banho para bebés.

Mantendo a cabeça coberta com o canto da toalha, desembrulhe o bebé e remova a fralda. Molhe e ensaboe a sua mão ou um pano macio e comece a lavar o resto do corpo do bebé. Lave desde o pescoço até à cintura, incluindo os braços e as mãos, enxague bem e seque cuidadosamente. Cubra a parte superior do corpo com uma toalha para mantê-lo quente e continue a prosseguir com as pernas, pés e dedos dos pés.

Não se esqueça de enxaguar e secar bem todas as pregas do bebé, já que a humidade em excesso pode provocar irritação da pele. Lave em último lugar a zona da fralda utilizando água morna limpa: se for uma menina, limpe a zona delicadamente da frente para trás. Se for um menino, limpe também da frente para trás. Se for um menino não circuncidado, lave delicadamente o pénis e a zona genital, evitando puxar o prepúcio para trás.


Sponge Bath: Step 6Antes de limpar o cordão umbilical, do bebé, pode colocar a fralda e uma camisola para mantê- lo quente. Lembre-se de evitar cobrir o cordão com a fralda, uma vez que a zona do cordão deve ser mantida sempre seca e limpa.

Limpe a base e a zona à volta da base do cordão com uma bola de algodão. Não tenha medo de limpar o cordão umbilical do bebé: quanto mais depressa a base secar, mais cedo o cordão cairá.


Sponge Bath: Step 7Hidratar o bebé é uma parte essencial na rotina de cuidados da pele do bebé. Use produtos suaves, como a JOHNSON’S® baby loção ou o JOHNSON’S® baby óleo normal para proteger e manter saudável a pele do bebé.


Sponge Bath: Step 8Certifique-se de que o bebé está bem seco antes de o vestir. Em seguida, vista-o e enrole-o numa manta para mantê-lo quente. Segure o bebé bem perto de si e aproveitem esse momento juntos.

A cabeça do bebé tem um ponto mole (chamado de fontanelas ou moleira) em que o crânio não está ainda totalmente fechado. Este ponto mole permitiu que o crânio do bebé se moldasse durante a passagem pelo canal de parto. É seguro tocar suavemente e lavar esta zona.

Inicio