Skip to main content

Dedinhos das mãos e dos pés, olhos, ouvidos e nariz perfeitos. É importante mantê-los limpos e saudáveis. Aqui proporcionamos dicas fáceis sobre como fazer isso mesmo.

O toque pode significar Johnson's®mais em cada momento

Limpar os olhos, os ouvidos e o nariz do seu pequenote e cuidar da suas unhas pode significar muito mais. Mesmo estes rituais menores têm o poder de ajudar a construir laços entre si e o seu bebé. O toque frequente ajuda o bebé a desenvolver a autoconfiança e a capacidade de se relacionar com outras pessoas, ao mesmo tempo que também cultiva o seu desenvolvimento feliz e saudável.

Antes de começar, a segurança em primeiro lugar!

Nunca coloque nada diretamente nas orelhas, nos olhos nem no nariz do bebé. Limpe os olhos, a boca, o nariz ou a parte externa da orelha do bebé com um disco de algodão macio e humedecido.

Orelhas do bebé

Concentre-se em limpar o exterior. Apesar da farmácia possuir muitas ferramentas e fórmulas de limpeza para o interior dos ouvidos, apenas o seu médico pode dizer-lhe se são necessárias.

Uma boa opção para limpar as orelhas é um produto elaborado especialmente para bebés, tal como os JOHNSON'S®cotonetes. São concebidos especificamente para ajudar a evitar que empurre demasiado a ponta do algodão em direção ao interior dos ouvidos do bebé. Tenha muito cuidado ao limpar as orelhas do bebé – limpe o que conseguir ver – nunca coloque algo em profundidade no canal auditivo ou no nariz do bebé.

ATENÇÃO: quando usar cotonetes na orelha, não insira no canal auditivo; remova cuidadosamente a sujidade e a cera visíveis na superfície externa da orelha. A utilização incorreta pode causar danos. Este produto não é um brinquedo.

Olhos do bebé

Segurando a cabeça do bebé, limpe suavemente à volta de cada olho com um disco de algodão hum edecido em água morna limpa. Use um disco de algodão novo para cada olho e limpe sempre do canto interior do olho para o canto exterior.

Nariz do bebé

Se o bebé estiver congestionado, há algumas coisas que pode fazer para proporcionar um alívio suave. Fale com o pediatra do bebé sobre o uso de gotas nasais de soro fisiológico ou sobre o uso de uma seringa de borracha tipo pera (para aspirar as narinas) para diminuir a congestão.

Pode usar um disco de algodão humedecido para limpar delicadamente todos os resíduos à volta do nariz do bebé, certificando-se de limpar em direção contrária ao nariz. Para a irritação debaixo ou à volta do nariz, pode usar um protetor de pele formulado para bebés.

Unhas do bebé

Corte as unhas do bebé regularmente para evitar que se arranhe e para evitar a disseminação de infeções, uma vez que as unhas podem albergar sujidade e germes. Corte-as logo após o banho, quando estão mais amolecidas. Use uma tesoura sem pontas ou um corta-unhas de bebés com uma lupa anexada, para ser mais fácil ver as unhas mais pequenas, e siga a linha natural do dedo, pressionando a polpa do dedo para separá-la da unha de modo a evitar cortar a pele do dedo.

Se o bebé estiver assustado, tente:

  • Cortar as suas próprias unhas primeiro – mostre-lhe como é divertido.
  • Distraí-lo cantando uma música.
Inicio