Skip to main content

Tal como o tato, o olfato desempenha um papel no desenvolvimento saudável do bebé. As sensações de segurança, felicidade e calma que o seu toque despoleta são reforçadas mais ainda quando utiliza produtos que melhoram a experiência proporcionada pela massagem através do poder do olfato.

Está comprovado que as fragrâncias agradáveis e familiares melhoram o humor, a tranquilidade e o estado de alerta do bebé, e que o perfume da mãe pode ajudar a reduzir o choro.

O estabelecimento de rotinas regulares com produtos que tenham fragrâncias familiares podem ajudar o bebé a conectar-se mais rapidamente consigo e com a atividade.  

O olfato: a chave para as memórias duradouras

As memórias evocadas pelo olfato são mais emotivas e agradáveis do que as criadas por outros sentidos. A capacidade de cheirar e as associações que os cheiros evocam começam muito cedo. Os recém-nascidos utilizam o olfato, mais do que qualquer outro sentido, logo desde o nascimento para se familiarizarem com o mundo. Na verdade, é aqui que começam os laços entre si e o bebé – os bebés conseguem reconhecer as mães apenas pelo cheiro.

Ainda durante as primeiras semanas de vida, o cérebro do bebé começa a fazer associações, durante as atividades, entre as emoções que sentem e os aromas que cheiram. Os cheiros agradáveis juntamente com o seu toque carinhoso podem criar memórias duradouras que o bebé irá recordar para toda a vida.

Porque é que o olfato evoca mais memórias? do que qualquer outro sentido

Porque é que a fragrância é mais do que apenas um aroma agradável? Está tudo relacionado com a estrutura cerebral.

Quando vemos ou ouvimos algo, são enviados sinais ao tálamo, uma parte do cérebro que atua como um porteiro, antes desses sinais serem processados. Mas quando sentimos um cheiro, os sinais são transmitidos diretamente para a zona do cérebro responsável pelo processamento dos cheiros – designada por bolbo olfativo.

Esta zona de processamento do olfato está conectada, pela via olfativa, a partes do cérebro que são responsáveis pelas nossas emoções, a amígdala, e pela nossa memória, o hipocampo e o córtex entorrinal.  

Por esta razão, o olfato ativa de forma mais rápida estas regiões e despoleta mais memórias vibrantes a nível emocional do que qualquer outro sentido.

JOHNSON’S®«Cheirinho a bebé!»

Uma das fragrâncias que mundialmente é mais associada aos bebés é o cheirinho dos produtos da JOHNSON’S® baby. As nossas formulações ajudam a criar memórias acolhedoras de longa duração que atravessam gerações, tanto nos pais como nos bebés.

Qual a proveniência das fragrâncias da JOHNSON’S® baby?

A Givaudan é o principal produtor de fragrâncias do mundo e é responsável por criar algumas das fragrâncias mais icónicas da JOHNSON’S® incluindo:

América do Norte: Baby loção, Baby champô

América latina: Baby loção, Baby champô, JOHNSON'S® Cuidado completo

Ásia-Pacífico: Baby loção, Baby champô

Europa, Médio Oriente e África: JOHNSON'S® Cuidado completo

Olfato e memória

Descubra factos surpreendentes sobre a conexão entre o olfato e as emoções com o especialista do olfato, Dr. Kumar Vedantam.

Inicio