Skip to main content

Por volta dos 3 meses, o bebé vai começar a dormir durante mais tempo à noite, mas é importante manter a rotina noturna, não só para que o bebé continue a dormir bem, mas também porque o banho, a massagem e o aconchego podem ter um significado muito maior.

Os ritmos do sono começam a desenvolver-se por volta das 6 semanas, sendo que entre os 3 e os 6 meses a maioria dos bebés apresentam um desenvolvimento que lhes permite serem capazes de ter ciclos de sono regulares. Quando o seu bebé começar a entender a diferença entre a noite e o dia, é o momento perfeito para ajudar a melhorar a rotina da hora de ir dormir

Ensine o bebé a acalmar-se sozinho

O aspeto mais importante para conseguir que o bebé durma a noite toda é fazer com que aprenda a acalmar-se para ir dormir. Coloque o bebé a dormir quando estiver sonolento, mas ainda acordado. Os bebés têm de conseguir adormecer de forma independente, de modo a conseguirem acalmar-se sozinhos quando acordam a meio da noite.

Quanto tempo deve dormir o meu bebé?

Depois dos 3 meses, os bebés dormirão 13 a 15 horas por dia. É importante perceber, no entanto, que cada bebé é diferente e que alguns bebés precisarão de dormir mais, enquanto outros precisarão de dormir menos.

Com que frequência o meu bebé deve fazer sestas?

O seu bebé também precisará de uma sesta 2 a 4 vezes por dia. Reduzir as sestas não ajudará de noite, podendo até provocar um cansaço excessivo e um sono noturno de pior qualidade, mas evite as sestas próximas da hora de ir dormir.

O que evitar
Certifique-se de que a rotina noturna do bebé não é muito longa nem pouco prática de seguir. Evite embalar ou alimentar o bebé para ele dormir, uma vez que poderá acabar por ter de fazer o mesmo quando o bebé acordar naturalmente durante a noite! Coloque o bebé a dormir quando ele estiver sonolento mas ainda acordado, e faça turnos com o seu parceiro para o colocar a dormir.

Mudanças nos padrões de sono

Curiosamente, os avanços físicos do bebé podem alterar os padrões de sono. Muitos marcos do desenvolvimento, tais como rebolar e levantar, podem temporariamente perturbar o sono do bebé. Não desanime se o bebé, que já dormia a noite toda, estiver temporariamente a acordar a meio da noite. Siga a sua rotina para ajudar o bebé a voltar para um padrão de sono regular.

Criar uma rotina noturna

A nossa JOHNSON’S® rotina de 3 passos inclui a hora do banho e a massagem, dois rituais que são fundamentais para o desenvolvimento feliz e saudável do bebé. Quando realizados regularmente, estes rituais, combinados com os abraços da hora de relaxar, também ajudam o bebé a aprenderque é hora de ir dormir.

Inicio