Skip to main content

Sem dar por isso, o seu pequenote vai começar a dar os primeiros passos e a movimentar-se por todo o lado. Este marco importante no desenvolvimento exige incentivo, atenção e precauções de segurança da sua parte.

A maioria dos bebés dá os primeiros passos no final do seu primeiro ano (entre os nove e os doze meses). Não se preocupe se o seu bebé começar um pouco mais tarde. Muitas crianças não caminham até aos 16 ou 17 meses. No entanto, deve falar com médico se achar que o seu bebé está muito atrasado.

Como se desenvolve o processo de andar?

A maioria dos bebés começa por gatinhar, embora alguns não passem por esta etapa e comecem logo por permanecer de pé e eventualmente andar. Se o seu bebé gatinhar com facilidade, vai tentar manobras mais desafiantes como por exemplo subir escadas. Subir escadas poderá ajudá-lo a aprender a avaliar a altura e a profundidade, bem como a desenvolver o sentido do equilíbrio, no entanto, por razões de segurança, é importante instalar cancelas de segurança nas escadas para que ele não consiga tentar subi-las sem que lhe dê uma mão para ajudar.

Antes de caminhar, o bebé vai «apoiar-se»

Os bebés que se movimentam muito tentam levantar-se e dar alguns passos em direção a algum móvel. Se o bebé estiver a ficar confiante, rapidamente irá descobrir como atravessar uma divisão usando os móveis como pontos de apoio. Conseguir dar assim os primeiros passos procurando pontos de apoio é a última habilidade física que o bebé precisa de dominar antes de começar a andar sem ajuda. Segurando-lhe nas mãos, incentive-o a andar com apoios e eventualmente sem apoios. Mostre-lhe como dobrar os joelhos para se sentar. Elogie-o sempre que se movimentar pela divisão da casa para alcançar aquele brinquedo que tanto gosta.

Torne a sua casa segura

À medida que o bebé ganha mobilidade, certifique-se de que a sua casa é segura. Um bebé que anda com ou sem apoios pode fazer muitas travessuras. Também, uma vez que o bebé usa muito as mãos e as pernas para se deslocar, é muito mais provável que se suje, que a sua pele fique seca devido ao aumento da fricção que pode ocorrer ao andar, e que se torne mais propenso a ter cortes e arranhões.

Para conseguir manter o bebé limpo de modo rápido e fácil, humedeça um pano macio e use o JOHNSON’S® Cuidado completo Banho Corpo e Cabelo para lavá-lo entre os banhos. Utilize um gel de banho hidratante e suave para dar banho ao bebé, como o JOHNSON'S® baby banho hidratante.

Para mantera pele do bebé hidratada após o banho, utilize um hidratante suave como a JOHNSON'S® baby loção.

Baseado no conteúdo do material JOHNSON'S® Your Baby & Toddler, from Birth to 3 Years, DK Publishing Inc., 2004

Inicio