Skip to main content

As crianças pequenas estão apenas a começar a descobrir como este mundo grande, emocionante e complicado funciona, usando os seus corpos para explorar tudo, desde o chão da cozinha à caixa de areia.

Estar nesse modo de descoberta completa proporciona à sua criança ainda mais oportunidade para estimular os sentidos. Os processos cerebrais de aprendizagem sãoreforçados quando são estimulados múltiplos sentidos, comparativamente com o uso deapenas um sentido, pelo que nesta altura a brincadeira pode contribuir ainda mais para oseu desenvolvimento cognitivo. O seu filho aprende a comunicar melhor com gestos, sons e palavras. Além disso, ele está a aprender a manter-se de pé e a andar para a frente e para trás. Melhor ainda, em breve ele vai estar a correr, a saltar e a trepar. Também irá usar os dedos e as mãos para explorar de formas mais complexas (esteja pronta para fazer exercício).

Cada criança tem uma forma diferente de explorar. Algumas crianças gostam muito de ação. Outras preferem uma brincadeira mais calma e gostam mais de tranquilidade. Experimente alguns dos jogos recomendados abaixo e veja o que funciona melhor para o seu filho.

Corrida, escalada e jogos de ação

Os jogos clássicos como a «rodinha» e o «bom barqueiro» são jogos que a maioria das crianças gosta e que as incentivam a mover-se, a cantar, a ouvir, a esperar a sua vez e a cooperar. Como sempre, ir ao parque, ao recreio ou a convívios de brincadeira no quintal proporciona-lhes oportunidades para correr, escalar e brincar com outras crianças. Nos dias chuvosos, experimente criar um circuito de obstáculos dentro de casa ou construir uma tenda e contar uma história.

Vamos fazer outra vez... e outra vez... e outra vez

A repetição é o modo como as crianças descobrem como as coisas funcionam e se combinam. Ela pode encher uma caixa com brinquedos e despejá-la várias vezes para compreender «cheio e vazio» e «dentro e fora». Além disso, o seu filho poderá querer ouvir a mesma história múltiplas vezes ou cantar a mesma música repetidamente. Este tipo de repetição ajuda-o a saber o que esperar e proporciona uma sensação de segurança e controlo. Melhor ainda, ajuda-o a dominar novas habilidades e a aumentar a autoconfiança.

Que música é esta?

À medida que o seu filho aprende através da imitação, desfruta de cantar canções e de quelhe leia livros com rimas. As palavras tornam-se mais fáceis de aprender quando rimam ousão colocadas em músicas. Para captar a atenção do seu filho, tente cantar devagar. Ele sabe quais as palavras que se seguem? Dance ao som da música com ele e exercite as pernas e os braços dele. Esta é uma forma maravilhosa de ajudá-lo a expressar-se e a experimentar a liberdade de movimentos.

Mãos ocupadas

Para uma grande parte das crianças, explorar passa por descobrir como as coisas funcionam. Elas usam os dedos e as mãos para pressionar botões, para colocar objetos em caixas e despejá-las e para virar páginas. Entender como puxar e empurrar permite que a criança possa pôr uma música a tocar e desfrutar de um livro especial. Além disso, a criança poderá também gostar de pintar com os dedos, colorir, brincar com plasticina ou espremer a água de uma esponja.

Inicio