Skip to main content

Guia de Massagem para Bebés: Mais de Seis Semanas

Guia de Massagem para Bebés: Mais de Seis Semanas

Baby Massage Guide: Six Weeks Plus

Guia de Massagem para Bebés: Mais de Seis Semanas

Às seis semanas, o bebé começa a tornar se mais interativo, podendo estar mais disposto e pronto para uma massagem mais completa, dando-lhe a si ainda mais oportunidades para criar laços com ele e para estimular os seus sentidos, proporcionando um maior significado à massagem.

A massagem é ótima para comunicarem juntos e para dar a conhecer a diversão e a brincadeira. Veja aqui os movimentos adicionais a acrescentar à sua rotina de massagens.

Barriga

Massajar a barriga é uma forma carinhosa de ajudar o bebé a sentir-se seguro e protegido, ajudando também a acalmar problemas digestivos tais como cólicas e obstipação.

Se o bebé gostar da sensação, pode fazerl-he movimentos suaves na barriga, com uma mão após a outra.

Escreva «I Love You» (amo-te) na barriga

Comece por colocar a mão em repouso.

  1. Faça um único movimento descendente com a mão direita no lado esquerdo da barriga do bebé (o seu lado direito).
  2. Faça um movimento em «L» ao contrário e de lado, do lado direito para o lado esquerdo do bebé.
  3. Faça um movimento em «U» invertido, a partir do lado inferior direito, para cima, de um lado ao outro da barriga e, por fim, para baixo pelo lado esquerdo da barriga do bebé. Diga as palavras «I Love You» (amo-te) à medida que efetua os movimentos.

Peito

A massagem suave no peito pode ajudar a aliviar os problemas de congestão. Ao tocar com delicadeza no peito, poderá sentir, às vezes, a necessidade de fazer uma pausa e, com as mãos em repouso, compartilhar sentimentos juntos.

Coloque as duas mãos no centro do peito e deslize-as para os lados como se estivesse a alisar as páginas de um livro. Mantendo-se sempre em contacto com o bebé, deslize as mãos para baixo e, com um movimento circular, volte a reuni-las ao centro.

Relaxamento através do toque

O relaxamento através do toque pode ser realizado em qualquer idade e em qualquer momento durante a massagem. Às vezes os bebés podem acumular muita tensão no corpo e esta técnica aplicada nos braços e nas pernas ajuda o bebé a relaxar.

Molde suavemente as mãos à volta dos braços ou das pernas do bebé, e diga-lhe para relaxar. Com uma voz calma repita a palavra «relaxa». Quando sentir que o bebé responde, recompense-o com um reforço positivo, um sorriso e um beijo.

Mãos

Esta técnica é ótima para ensinar o bebé a relaxar as mãos. Com a ponta dos seus polegares, abra a mão do bebé suavemente e massaje cada dedinho, um a um, rolando-o entre os seus dedos indicador e polegar e, por fim, acaricie o dorso da mão desde o pulso até às pontas dos dedos.

Rosto

Massajar o rosto pode ajudar a relaxar a tensão causada pela sucção, pelo choro e pelo desconforto provocado pelo nascimento dos dentes.

Os bebés imitam os seus movimentos e expressões. São momentos únicos aqueles em que estabelecem contacto visual e se divertem juntos. Com a ponta dos seus dedos, faça pequenos movimentos circulares ao longo dos maxilares do bebé.

Costas

Além de acalmar e relaxar, a massagem nas costas pode estimular o fortalecimento do pescoço, dos ombros e dos braços à medida que o bebé levanta a cabeça. Há muitas formas de posicionar o bebé para ele começar a gostar de estar de barriga para baixo. Pode aprender as várias posições nos cursos de massagens para bebés.

Com o bebé de barriga para baixo, comece por colocar as duas mãos juntas na parte superior das costas, perpendicularmente à coluna vertebral. Mova as suas mãos para a frente e para trás, em direções opostas, e desloque-as em direção às nádegas, depois em direção aos ombros e novamente em direção às nádegas. Em seguida, deslize a sua mão num movimento descendente desde o pescoço até aos pés.

Através da massagem, pode ficar a conhecer melhor a forma como o bebé comunica e terá mais ideias sobre como ajudá-lo nos primeiros meses. Você e o seu bebé irão descobrir o que é melhor para ambos. É importante ter em mente que a massagem é um ato que faz «com» o bebé, e não «para» o bebé.
Imprimir este guia

O IAIM é uma organização sem fins lucrativos e não promove nenhum produto.

É recomendável que aprenda mais com alguém formado em massagem infantil de modo a obter todos os benefícios. Ir a um grupo de massagem do bebé é ideal para aprender a massajar o bebé com segurança.

A Associação Internacional da Massagem Infantil (IAIM, International Association of Infant Massage) ensina os pais de todo o mundo há mais de 25 anos. Para obter mais informações, consulte a página www.iaim.net.

Criação de laços através da massagem

Mostre-lhe o quanto gosta de utilizar a primeira linguagem do bebé – o tato

Inicio