Skip to main content

O eczema ou dermatite atópica é uma condição inflamatória crónica que afecta até 20 por cento dos bebés.

O eczema aparece com frequência em bebés que tenham histórico familiar de eczema, asma ou rinite alérgica. Normalmente manifesta-se por períodos de crise seguidos de períodos sem qualquer sintoma ou com poucos sintomas. Nos bebés, muitas vezes aparece como uma erupção cutânea avermelhada, irritada e pruriginosa na face e no couro cabeludo. Em alguns casos, certos alimentos (tais como leite de vaca, ovos, trigo ou laranjas) poderão despoletar uma crise.

Nos bebés, o eczema manifesta-se frequentemente por erupções cutâneas nas mãos, no rosto, no pescoço, na parte interna dos cotovelos e na parte posterior dos joelhos, mas poderá espalhar-se para outras zonas. As erupções do eczema estão associadas a intensa comichão (prurido). Se o problema persistir ou for grave, deve sem dúvida consultar o pediatra para entender se se trata de um eczema clinicamente importante (dermatite atópica) ou de pele seca, e para aprender a melhor maneira de tratar e controlar o problema. Veja aqui algumas dicas para lidar com o eczema e com pele extremamente seca ou sensível:

  • Evite tudo o que achar que poderá causar comichão, tal como pó, relva, ervas daninhas, roupa de lã e determinados sabões, detergentes, amaciadores de roupa e perfumes. A elaboração de um diário poderá ajudar a determinar a causa.
  • Dê banhos curtos ao bebé -não mais do que 5 a 10 minutos em água morna, não quente.
  • Utilize géis de banho ou champôs suaves e especificamente formulados para bebés com pele sensível. Tenha cuidados redobrados nas zonas mais expostas ao meio ambiente.
  • Após o banho, seque a pele do bebé acariciando-o com uma toalha macia e aplique imediatamente hidratante. Não friccione a pele.
  • Hidrate a pele com frequência ao longo do dia, especialmente após o banho.
  • Use um creme emoliente, aplicando-o na pele com movimentos descendentes.

Embora o eczema possa ser uma condição irritante, especialmente durante os períodos de crise, seguir estas dicas pode ajudar a confortar o bebé, ao mesmo tempo que estimula os seus sentidos do olfato e do tato. Os cheiros agradáveis, como os das loções, juntamente com as interações carinhosas podem criar memórias duradouras e ajudar a moldar o cérebro.

Inicio